segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Polemizar é preciso!


Em tempos de exposição de bundas (seja no BBB10 ou nos Bailes Funks), não posso deixar de expor algo que infelizmente caiu de moda:

O amor a pátria e aos bons costumes.

Me lembro, em um passado assim não tão distante, que antes de entrarmos na sala de aula, nos alinhávamos no pórtico do colégio para cantar o Hino Nacional, e o Hino dos Salesianos. ( Ainda que distante, tenho saudade do bom e velho Oratório)

Durante a Semana, na aula de Educação Moral e Cívica, ainda tínhamos o prazer de aprender sobre os momentos importantes da história do Pais e escutar alguns hinos, os quais eram sempre ovacionados pela criançada. Seja por farra, seja por orgulho, todo mundo cantava. Bem ou mal, o mínimo de contato com questões tão importantes sempre foi muito positivo.

No meu caso, era por alegria mesmo que eu cantava. Vai ver, sempre tive esse lado velho que hoje ostento, ligado as questões militares e produtivas para esse nosso país (Anseio muito o que nossa bandeira ostenta “ Ordem e Progresso”). Sinto falta de mais companheiros nessa jornada. Não é uma questão política em ser contra aquele ou este partido, mas ser contra a bagunça que se encontra instalada na sociedade.

Depois de meu momento revolucionário (Salve São Paulo, Salvem os Pracinhas de 1932), não posso deixar de polemizar e usar algumas trechos de hinos que sempre gostei... No momento, sinto falta que ecoem de forma transparente e sincera na boca do povo desse Brasil (chupa que é de uva todo mundo conhece a letra, mas dos hinos abaixo, serão poucos os iluminados!):

Hino do Exercito:

“A paz queremos com fervor,
A guerra só nos causa dor.
Porém, se a Pátria amada
For um dia ultrajada
Lutaremos sem temor. “

Video na Integra!

Proclamação da Republica

“Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade (2x)

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil (2x)

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil,
Houve mão mais poderosa,
Zombou deles o Brasil (2x)

Video na Integra

Cisne Branco

“Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando num lago azul.
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de Norte a Sul.

Linda galera que em noite apagada
Vai navegando num mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.”

Video na Integra

Espero que você, querido Leitor, conheça pelo menos uma pequena parte de alguns deles. Caso não conheça, procure ao menos inteirar-se de um pouco de nosso passado para cobrar alguma coisa dos atuais governantes.

Se você não sabe como era, como pode reclamar de hoje?

3 comentários:

  1. Legal Bruno! Também lembro bem daquela epoca! :-)

    Giuliano

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, nesta parte sou tão velho quanto você, ou melhor, mais velho. Acredito que um pouco de Educação Moral e Civica (matéria dada na 4ª serie)nunca fez mal a ninguem. Como no Oratorio, no Machado de Assis, a Profª e diretora Ieda Braga colocava-nos para cantar, juntos ou separadamente, os hinos, assim como a Angela Guedes (Coelhinho Branco) também fazia. E ai daquele que bagunçasse o hino. O castigo era segurar a bandeira do Brasil e cantar o hino perante a escola toda.
    É meu amigo, a modernidade em nada melhorou as pessoas, pelo contrario, deixou-as mais burras e sem um pingo de civilismo.
    Abraço, Ismar

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo,
    passo para desejar-lhe um feliz ingresso nos "inta", sei que a idade chega pra todo mundo, como já chegou pra mim, assim deixo-lhe meu grande abraço pelos seus TRINTA ANOS... Como amigo, desejo-lhe paz, saude, felicidade, sorte, sucesso (na vida e na profissão), muitos clientes, muito dinheiro, muita festa e principalmente dinheiro. Que DEUS o abençõe hoje e em todos os dias de sua vida.
    Espero que alguém te dê aquela ovada, com ovos chocos, farinha e areia, pra ficar bem legal. Ah!!! Xampu de ovos faz bem aos cabelos.
    Um grande abraço e um Feliz Aniversário.
    Do amigo, Ismar.

    ResponderExcluir

Querido leitor, não economize a vontade de comentar...